VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis
Normas para inscrições de participantes e/ou apresentação de trabalhos e Eixos Temáticos
1 – PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2025
2 – CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO
Poderão se inscrever para participar e/ou apresentar trabalho na modalidade Comunicação Oral, Pôster ou Relatos de Experiência Popular/Vivências , de acordo com o Eixo Temático escolhido (ver a lista dos Eixos ao final):
a. Ativistas e específicos/as na questão da diversidade e interculturalidade;
b. Estudantes de Graduação e Pós-graduação;
c. Estudantes do Magistério Nível Médio;
d. Qualquer pessoa (independentemente do nível de escolaridade ou sem escolaridade) que desenvolva ações/estudos relacionados às questões abordadas nos Eixos Temáticos.
3 – LOCAL DE INSCRIÇÃO
a. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da PROEX (ver link de inscrição ao final da página)
b. Não será cobrado qualquer tipo de taxa de inscrição e ou participação.
4 – CONDIÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
a. Os resumos dos trabalhos devem ser inscritos de acordo com os Eixos Temáticos;
b. Os trabalhos poderão ser frutos de: pesquisa/estudos e ação de extensão;
c. Cada autor(a) poderá apresentar 1 trabalho como autor/a principal e/ou 1 trabalho como coautor/a de, no máximo, 6 pessoas (1 autor principal e até 5 como coautoras). Somente professores/as orientadores/as de graduação e pós-graduação poderão constar como co-autores/as em mais de 1 trabalho. A condição de orientador/a deve necessariamente ser mencionada;
d. A seleção dos trabalhos será realizada pela Coordenação do Eixo Temático, através da avaliação dos resumos enviados no ato de inscrição;
e. A divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação será feita no site da PROEX (ver link de inscrição ao final da página) no dia 25 de outubro de 2025 ;
f. O resumo enviado deverá seguir as normas abaixo:
· Título em letras maiúsculas;
· O nome e número do Eixo Temático e o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(s) e instituição/entidade (se existir vinculação) deverá(ão) constar abaixo do título;
· O resumo para comunicação oral deverá conter entre 100 a 250 palavras, com tamanho 12 e em Times New Roman;
· Os resumos selecionados, que estiverem dentro do padrão exigido, serão publicados no Caderno de Resumos;
g. Não serão emitidos certificados de nenhuma natureza para autor(es) que não estejam/em inscritos(s) no VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis;
h. Para submeter os trabalhos, os/as autores/as e co-autores/as devem estar inscritos no evento ;
i. O tempo de apresentação de cada trabalho na modalidade Comunicação Oral, individual ou em grupo, será de, no máximo, 10 minutos , podendo ser reavaliado a prêmios da Coordenação dos Eixos Temáticos;
j. Os resumos dos trabalhos enviados não serão devolvidos.
5 – CONDIÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS NA MODALIDADE PÔSTER
a. Os resumos dos trabalhos devem ser inscritos de acordo com os Eixos Temáticos;
b. Os trabalhos poderão ser frutos de: pesquisa/estudos, ação de extensão ou relato de experiência;
c. Cada autor(a) poderá apresentar 1 trabalho como autor/a principal e/ou 1 trabalho como coautor/a de, no máximo, 6 pessoas (1 autor principal e até 5 como coautoras). Somente professores/as orientadores/as de graduação e pós-graduação poderão constar como co-autores/as em mais de 1 trabalho. A condição de orientador/a deve necessariamente ser mencionada;
d. A seleção dos trabalhos será realizada pela Coordenação do Eixo Temático, através da avaliação dos resumos enviados no ato de inscrição;
e. A divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação será feita no site da PROEX (ver link de inscrição ao final da página) no dia 25 de outubro de 2025
f. O resumo enviado deverá seguir as normas abaixo:
· Título em letras maiúsculas;
· O nome e o número do Eixo Temático e o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(s) e instituição/entidade (se existir vinculação) deverá(ão) constar abaixo do título;
· O resumo para o Pôster deverá conter entre 100 a 250 palavras, com letras tamanho 12 e em Times New Roman;
· Os resumos selecionados, que estiverem dentro do padrão exigido, serão publicados no Caderno de Resumos;
g. Não serão emitidos certificados de nenhuma natureza para autor(es) que não estejam/em inscritos(s) no VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis;
h. Para submeter os trabalhos, os/as autores/as e co-autores/as devem estar inscritos no evento ;
i. A apresentação do Pôster pelo/a(s) autor/a(es/as) ocorrerá no período de tempo estipulado pela programação do VII Congresso;
j. O texto completo da apresentação deverá conter: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou considerações, bem como os gráficos possíveis para a compreensão do trabalho. O tamanho do pôster não deve ultrapassar a medida de 90 cm X 1,20 cm ;
k. Os resumos dos trabalhos enviados não serão devolvidos.
6 – CONDIÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS NA MODALIDADE RELATIVA DE EXPERIÊNCIA POPULAR/VIVÊNCIA
a. Os resumos trabalhos deverão ser enviados de acordo com os Eixos Temáticos;
b. Os trabalhos poderão ser frutos de: experiências/vivências e poderão ser apresentados em formato de texto escrito ou vídeos;
c. Cada autor(a) poderá apresentar 1 trabalho como autor/a principal e/ou 1 trabalho como coautor/a de, no máximo, 6 pessoas (1 autor principal e até 5 como coautoras). Somente professores/as orientadores/as de graduação e pós-graduação poderão constar como co-autores/as em mais de 1 trabalho. A condição de orientador/a deve necessariamente ser mencionada;
d. A seleção dos trabalhos será realizada pela Coordenação do Eixo Temático, através da avaliação dos resumos enviados no ato de inscrição;
e. A divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação será feita no site da PROEX (ver link de inscrição ao final da página) no dia 25 de outubro de 2025 ;
f. O resumo enviado deverá seguir as normas abaixo:
· Título em letras maiúsculas;
· O nome e o número do Eixo Temático e o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(es/as) e instituição/entidade (se existirem vinculação) deverão(ão) constar abaixo do título;
· O resumo para o Relato de Experiência Popular deverá conter entre 100 a 250 palavras, com letras tamanho 12 e em Times New Roman;
· Os resumos selecionados, que estiverem dentro do padrão exigido, serão publicados no Caderno de Resumos;
g. Não serão emitidos certificados de nenhuma natureza para autor(es) que não estejam/em devidamente inscritos no VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidades de Angra dos Reis;
h. Para submeter os trabalhos, os/as autores/as e co-autores/as devem estar inscritos no evento ;
i. No caso de envio de vídeos, o tempo máximo para cada apresentação será de 5 minutos.
j. A apresentação do Relato de Experiência pelo/a(s) autor/a(es/as) ocorrerá no período de 10 minutos (incluídos os 5 minutos de vídeo, se houver) ;
k. Os resumos dos trabalhos enviados não serão devolvidos.
7 – CERTIFICADO
A certificação de participação no VII Congresso será emitida pela PROEX / Universidade Federal Fluminense – UFF (https://www.extensao.uff.br/certificado/)
EIXOS TEMÁTICOS
1. Educação para as Relações Étnicas Raciais
Coordenadores(as):
Norielem de Jesus Martins – COMPIR/PPGEduc/UFRRJ
Roseléa Aparecida dos Santos Oliveira – PPGEduc/UFRRJ
Luciana das Neves Rosa Costa – PPGEduc/UFRRJ
Igor Fernandes de Alencar (doutorando PPGH/UFF)
Silvia Bitencourt da Silva - SEPE
Ementa: O artigo 26 da LDB, por meio das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, estabelece o ensino da História da África, da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos sistemas de ensino. A inclusão dessas temáticas nas Diretrizes e Bases da Educação Brasileira representa o reconhecimento da importância da educação antirracista, fundamental para superar preconceitos e discriminações. Essas leis são instrumentos de orientação e ação que promovem a valorização das matrizes culturais africanas, afro-brasileiras e indígenas no Brasil. Este eixo espera receber trabalhos que tratem de educação antirracista, decolonialidade, feminismo negro, bem como pesquisas e projetos em educação popular, do campo, indígena e quilombola, com currículos esportivos para perspectivas afrocentradas e indígenas.
2. Práticas Socioeconômicas, Culturais e de Saúde Alternativas
Coordenadores(as):
Helena Fonseca Rodrigues - OTSS/FIOCRUZ
Marília Capponi - OTSS/CRP-SP 6R
Ana Maria Bezerra Barbosa - Rede Ecosol de Angra
Ementa: O sistema capitalista, com sua lógica de mercantilização da vida, transforma pessoas e bens em mercadorias voltadas ao lucro. Em contrapartida, movimentos sociais e assuntos coletivos têm práticas alternativas criadas nas cidades e nos campos em busca de modos de vida mais justos e sustentáveis. Este Eixo abre espaço para debates e experiências que propõem perspectivas solidárias, comunitárias e inovadoras, em contraponto ao modelo hegemônico.
3. Territorialidade, Sustentabilidade, Identidades e Comunidades Tradicionais
Coordenadores(as):
Edileia Carvalho - LEC/ UFRRJ
Fabiana Helena da Silva - LEC - PPGCS/UFRRJ
Franciane Torres dos Santos Nunes – PPGEduc/UFRRJ
Rafael Ribeiro - SAPÊ
Rafaela Dettogni Duarte Paes - UFRRJ
Ementa: As comunidades tradicionais da Costa Verde e de outros territórios têm lutas protagonizadas pelos seus modos de vida. Este eixo discutirá suas expressões e demandas em torno de territorialidade, sustentabilidade e identidade, conceitos em disputa que atravessam educação e cultura locais. Enfatiza-se a relação entre resistência cultural, defesa de territórios e construção de identidades, em que a sustentabilidade aparece como chave em arenas ambientais, econômicas e sociais.
4. Políticas LGBTQIAPN+, Gêneros, Sexualidades e tradições tradicionais
Coordenadores(as):
Gabriel Fortunato - IEAR/UFF
Sarah Quimba - PPGER/UFSB
Paulo de Tássio Borges da Silva - UFF/UFSB
Sophia Domingos Pereira - Coordenação da Diversidade, Equidade e Inclusão de Angra dos Reis
Josiene Mazzini da Costa - IEAR/UFF - Giros Curriculares
Ementa: Gênero e sexualidade são conceitos sociais e historicamente construídos e possuem dimensões e interseções complexas. Este eixo temático se propõe a receber relatos de pesquisas e práticas que a identidade abarquem a construção das políticas de gênero, a política LGBT, a sexualidade, o corpo, o impacto do racismo e sua interseccionalidade com outras formas de discriminação em nossa sociedade.
5. Direitos Humanos, Religiões e Religiosidades
Coordenadores(as):
Cleivison Jesus de Carvalho - PPGEDUC/UFRRJ
Débora Guimarães de Almeida Aguiar - PPGEDUC/UFRRJ
Sandra Regina de Souza Cruz - EICOS/UFRJ
Ementa: Este eixo espera receber trabalhos que abordem as religiões e religiosidades enquanto formas de conhecimento, discutindo epistemologias, saberes tradicionais e o caráter laico da educação pública. Também contempla reflexões sobre racismo, intolerância religiosa e diversidade na escola, entendendo-as como questões de direitos humanos fundamentais. Além disso, valorizamos experiências de educação popular de axé/terreiro e práticas de ensino religioso nos currículos escolares, em consonância com a Lei nº 10.639/03.
6. Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Acesso e Permanência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Coordenadores(as):
Eliana de Oliveira Teixeira – CME/Fórum EJA Sul Fluminense
Leila Mattos Haddad de Monteiro Marinho – Fórum EJA Sul Fluminense
Sandra Regina Cardoso de Brito – Fórum EJA Sul Fluminense
Ementa: Este eixo temático se propõe uma reflexão sobre questões relacionadas à educação como direito humano que contribui para ampliar o acesso a outros direitos, como saúde e justiça, por exemplo. Sob esse aspecto, a educação se circunscreve no campo das lutas sociais, sendo espaço de atuação dos movimentos sociais. Na Educação de Jovens e Adultos as lutas giram em torno do reconhecimento, nas políticas públicas de acesso e permanência na modalidade, da necessidade de problematizar a chamada evasão na EJA, compreendendo-a no âmbito de “idas e boas-vindas” inerentes à complexidade da vida adulta, com vistas à flexibilização de processos que visam o acesso e a permanência e que envolvem na perspectiva da busca ativa e da construção de propostas pedagógicas que consideram as diversidades de assuntos que vivenciam a EJA, bem suas como necessidades e condições de vida e sobrevivência.
7. Educação do Campo, Indígena, Quilombola, Caiçara, Ilhas, Sertões, Populações Itinerantes
Coordenadores(as):
Domingos Nobre (IEAR/UFF)
Kátia Zéphiro (UFRRJ/GPMC)
Anna Beatriz Albuquerque Vecchia (UFRJ/OTSS/FIOCRUZ)
Fabiana de Carvalho Dias Araújo - UFRRJ
Ementa: Este eixo temático busca abordar as diversas formas de pertencimento sociocultural dos atores que hoje lutam por políticas públicas específicas e universais de educação e cultura, que levem em contato e respeitem os contextos locais, cosmovisão, religiões, línguas e linguagens desses diferentes grupos sociais. Esperamos receber trabalhos que abordem, entre outros temas: a luta por direitos básicos em educação e cultura, o fortalecimento das identidades étnicas, os pertencimentos culturais, o direito à educação diferenciada, a luta pela terra, o respeito à diversidade cultural e religiosa, as manifestações culturais locais, bem como projetos educacionais e culturais para essas tradições.
8. Diversidade Cultural, Inclusão e Acessibilidade
Coordenadores(as):
Kelly Maia Cordeiro – UFRRJ
Silvana Matos Uhmann – IEAR/UFF
Fabrícia do Nascimento Silva de Oliveira - UFRRJ
Ementa: A partir da década de 1990 e seguindo um movimento mundial, no Brasil são adotadas Políticas Públicas cada vez mais direcionadas para uma perspectiva inclusiva, sendo importante deste então problematizar a igualdade de direitos, as relações condicionais nas diferentes esferas sociais e a valorização das diferenças individuais. Na direção de debater e avançar sobre as produções dessa temática, esse eixo espera receber trabalhos, provenientes de pesquisa acadêmica ou relato de experiência, que discutem a diversidade cultural, processos de inclusão social e educacional, práticas de ensino em Educação Especial, Políticas Públicas para inclusão, avaliação educacional de estudantes com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista e/ou, Altas Habilidades/Superdotação, no contexto da Acessibilidade Educacional discutindo temas como Tecnologia Educacional/Digital, Tecnologia Assistiva, Currículo e práticas treinamentos, formação de professores específicos para a área da Educação Especial - no âmbito de escolas regulares, escolas especiais, ensino superior, Atendimento Educacional Especializado, na análise dos documentos oficiais, entre outros.
9. Currículo, Práticas Pedagógicas e Interculturalidade
Coordenadores(as):
Adriano Vargas Freitas – IEAR/UFF
Allan Rodrigues - UNESA
Clarissa Craveiro – IEAR/UFF
Josiene Mazzini da Costa - IEAR/UFF - Giros Curriculares
Paulo de Tássio Borges da Silva - IEAR/UFF
William de Goes Ribeiro – IEAR/UFF
Ementa: No atual cenário educacional e político vivenciamos momentos de grandes debates envolvendo interesses conflituosos, que geram diversas propostas de envolvimento especificamente educacional. Essas questões vão desde a implementação de uma Base Nacional Curricular Comum, até a discussão sobre a “escola sem partido”, passando por uma série de outros projetos que dizem respeito ao “currículo”. Propomos neste GT discutir as múltiplas dimensões de currículo em diferentes contextos, de tal forma a abarcar o amplo “campo do currículo”, e especificidades em disputas. Pretendemos, em especial, focar a visibilidade às pesquisas a partir do campo do currículo, esses temas dizem respeito à interculturalidade, considerando que as pesquisas recentes nesta área são atribuídas centralidade à dimensão cultural e às diferenças culturais, destacando a especificidade da discussão acadêmica em torno das políticas curriculares e dos seus efeitos nos diferentes enfoques e sistemas educativos, tais como: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Etnomatemática, Etnociência, Educação de Jovens e Adultos, Educação para as Relações Étnico-Raciais, dentre outros.
10. Infância e Diversidade
Coordenadores(as):
Renata Lopes Costa Prado – IEAR/UFF;
Renata Silva Bergo - IEAR-UFF
Silmara Lídia Marton – IEAR/UFF
Maria Onete Lopes Ferreira - IEAR/UFF
Ementa: A emergência dos estudos sociais da infância, nas últimas décadas se deve, em grande parte, às críticas dirigidas à visão que, historicamente, as ciências sociais e considerações humanas sobre infância e crianças. A infância foi representada, em geral, como universal e biologicamente determinada. E as crianças, com frequência, foram silenciadas pelas teorias, vistas apenas como vir-a-ser, como futuros adultos, futuros cidadãos, tendo desconsiderada a sua participação na construção da história, da cultura e do pensamento. Para esse Eixo Temático espera-se receber trabalhos que, em consonância com os estudos sociais da infância, a poesia e a filosofia com as crianças, enfatizem as culturas das crianças, de diferentes pertenças étnico-raciais e a participação real delas na construção de saberes, juntamente com os adultos, desde as suas experiências sociais, políticas, filosóficas e poéticas. Neste sentido, cabem aqui trabalhos sobre objetos, significados, brinquedos, brincadeiras, músicas, histórias e pensamentos, a partir de práticas que buscam o olhar de crianças e a perspectiva da infância.
Mostra de Cinema
Curadores(as):
Bruno Souza de Mattos - AEL/FAPERJ
Fábio Martins – FCT/Campinho
Márcio Marcolino - CINEAD
Marisa Oliveira - OTSS
Wagner Santos de Barros - PPGE/UFRJ/ CINEAD/ AEL-FAPERJ
Ementa: A Mostra tem como objetivo promover a produção e disseminação de trabalhos audiovisuais, individuais ou coletivos, dentro da temática da diversidade e interculturalidade em conformidade com os 10 Eixos Temáticos do Congresso.
Programação do VII Congresso – Local : IEAR/UFF
05/11/2025 – 13h30 às 17h00 - II Simpósio sobre Estágio Supervisionado e PIBID
13h30 - Mesa de abertura do II Simpósito: Processos formativos no Estágio Supervisionado e PIBID no IEAR/UFF: experiências, desafios e possibilidades frente a Resolução 04/2024: Paulo de Tássio Borges da Silva (IEAR/UFF), Maria Onete Lopes (IEAR/UFF), Iomara Barros de Sousa (IEAR/UFF) e Gabriel Fortunato (IEAR/UFF).
15h00 às 17h00 - Minicurso 01- Pedagogia hospitalar: conceito e práticas
Profa. Dayse Serra (IEAR/UFF)
15h00 às 17h00 - Minicurso 02 - A atuação do pedagogo na educação de adolescentes, jovens e adultos em situação de restrição e provação de liberdade
Prof. Elionaldo Julião (IEAR/UFF)
18h00 - Abertura da exposição cultural pedagógica do PIBID: práticas de letramentos antirracistas (Coordenação, supervisoras e bolsistas do PIBID)
05/11/2025 – 19h00 às 19h30 – Mesa de Abertura do VII Congresso
Comissão de Organização do VII Congresso
Ronaldo Santos (Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos/MIR)
André Luiz de Jesus Rodrigues (diretor IEAR/UFF)
05/11/2025 – 19h30 às 21h00 – Conferência de Abertura sobre o tema geral do VII Congresso: "Ecologia de saberes e justiça socioambiental: o direito ao bem viver"
Conferencistas: Marcela Cananéa (coordenação do FCT), Ivanildes Kerexu (Comissão Guarani Yvyrupa) e Juliana Rodrigues Riscado (Defensora Pública/9º Núcleo Regional de Tutela Coletiva)
06/11/2025 – 9h00 às 12h00 – Eixos Temáticos 1, 2, 3, 4 e 5 - Apresentação e debate dos trabalhos inscritos
06/11/2025 – 14h00 às 15h00 – Encontro da Comissão de Saberes
06/11/2025 - 14h00 até o final do dia seguinte: Exposição de banners
06/11/2025 – 15h00 às 17h00 – Oficinas sobre temas variados:
Oficina de bonecas Abayomi
Ministrante: Maria Conceição da Silva (SDC/UFF)
Oficina Configurações da Negritude na Literatura e nas Artes
Ministrante: Michel Mingote Ferreira de Azara (UFJF)
Oficina Saneamento Ecológico: vivência prática com a maquete do Biossistema do Quilombo do Campinho da Independência (Paraty)
Ministrante: Silvio Martins - Mestre Quilombola do Saneamento Ecológico da Incubadora de Tecnologias Sociais do OTSS
Oficina Vivência de campo – Tecnologia Social Bacia Escola do Retiro: educação ambiental, sustentabilidade e resiliência a desastres
Ministrantes: Anderson Mululo Sato (IEAR/UFF), Manuel da Silva Rosa (NCS-Retiro), Thayna Maria Oliveira Da Silva (Estudante da Especialização TERESA/IEAR/UFF) e equipe do programa
Oficina Educação pelo Graffiti
Ministrante: Cynthia Aith (Grafiteira independente)
06/11/2025 – 18h00 às 21h00 – Mostra de Cinema sobre conteúdos ligados à temática do VII Congresso
07/11/2025 – 9h às 12h – "A juçara é nossa: agricultura tradicional, resistência e luta pelo território a partir da agroecologia" para debater a luta em defesa do palmeira juçara, situação do meio ambiente, produção de alimentos, condições de vida e trabalho na agricultura tradicional.
Mesa Redonda: Marcus Vinícius (Quilombo do Bracuí/FCT), Daniele Elias (Quilombo Campinho da Independência/Paraty) e Bruno Vilela (IFCS/UFRJ) – Mediação: José Renato Sant’Anna Porto (IEAR/UFF)
07/11/2025 – 14h00 às 17h00 – Eixos Temáticos 6, 7, 8, 9 e 10 - Apresentação e debate dos trabalhos inscritos
07/11/2025 – 17h00 às 19h00 – Lançamento de livros
07/11/2025 – 19h00 às 22h00 – Festa popular com samba, jongo, ciranda
08/11/2025 – 9h30 às 12h30 – "Educação Ambiental e práticas do bem viver" para debater as alternativas de cultivo e produção de alimentos e sua relação com o meio ambiente
Roda de Conversa: Cacique pataxó Hãgui e Vaguinho de São Gonçalo (FCT/Presidente da Câmara Municipal de Paraty)
Local: Aldeia Pataxó Kãnã pataxi üi tanara (Iriri, Paraty)
08/11/2025 – 14h00 às 15h00 – ritual Awê (Pataxó) e encerramento.
II Simpósio sobre Estágio Supervisionado e PIBID - Paulo de Tássio Borges da Silva, Maria Onete Lopes Ferreira, Dayse Serra, Iomara Barros de Sousa
Abertura do Congresso - André Luiz de Jesus Rodrigues (diretor IEAR)
Conferência de Abertura - Marcela Cananéa (coordenação do FCT) e Ivanildes Kerexu (Comissão Guarani Yvyrupa)
Mesa Redonda: "A juçara é nossa: agricultura tradicional, resistência e luta pelo território a partir da agroecologia" - Marcus Vinícius (Quilombo do Bracuí/FCT), Daniele Elias (Quilombo Campinho da Independência/Paraty) e Bruno Vilela (IFCS/UFRJ)
Roda de Conversa: "Educação Ambiental e práticas do bem viver" - Cacique pataxó Hãgui e Vaguinho de São Gonçalo (FCT/Presidente da Câmara Municipal de Paraty)
| | Inscreva-se aqui! 423 Vagas disponíveis. |
viicongressoiear@gmail.com
Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF Avenida do Trabalhador, 179 - Jacuecanga - Angra dos Reis-RJ CEP 23914-360